Vidas vicinais e educação em Campo

Vicinal significa vizinhança - uma realidade de aproximação entre famílias, indivíduos e coletividades. Como toda relação de vizinhança é dialeticamente instável, mas explicita a perspectiva da co-presença e co-experiência em espacialidade que não é redutível, ao menos em princípio, a uma comunidade imaginada (como no caso da maioria dos territórios). Por isso é um espaço-limite da existência e aí mora sua potência de abertura para constituição de outras espacialidades.
Vicinal Santana - Anapu (PA)

Bifurcação entre Vicinal Santana e Catarina (a esquerda) - Anapu (PA)

Vicinal Serra Verde - Anapu (PA)

Pequena Produção de Feijão - Anapu (PA)

Casa do professor Samuel Mendes, Vicinal Serra Verde

Conversando com Samuel Mendes, que tive privilégio de ser professor na graduação do PARFOR e hoje é professor na Vicinal Caterina, na escola Santa Júlia, o fenômeno que se expressa, como poderia dizer Kosic, a partir de um detour (desvio), é a constituição de uma vontade de educar-se e educar os jovens na realidade do campo numa perspectiva em campo (a base concreta para uma educação do campo programática, muito embora sua programação possa significar sua descontextualização e assimilação acadêmica).

Conversa regada a Abacaxi "tirado" na hora!
Samuel, nascido na Transamazônica mesmo - sua mãe não conseguiu chegar ao hospital e o parto foi em meio a vizinhança, com ajuda de uma vizinha - trabalhava na roça "forçado" e ia para escola para fugir do trabalho junto à família. Se formou em administração e exerceu o magistério por necessidade (como em muitos casos na região), porém, agora, com família constituída resolve voltar às suas raízes, produzindo em sua propriedade familiar: abacaxi, limão, macaxeira, coco, usando técnicas e sementes conseguidas no compartilhamento de vizinhança e compartilhando também.

Filha de Samuel Mendes - beleza amazônica

Entende que só ações de base comunitária tendo em vista lutar por luz elétrica, internet, condições de vida para famílias e, sobretudo, crianças da vicinal Serra Verde, onde mora, pode criar algum tipo de inversão nesta lógica de abandono do campo para viver nas periferias urbanas. Partindo da vicinal e aproximando necessidades comuns seria possível criar alternativas mais amplas e integrativas de base comunitária reunindo diversas vicinais. Neste sentido é enfático: "Se os jovens tivesses condições de vida e estudo reais, não abandonariam esta vida para arriscar-se nas cidades. Depois de adulto é que pude perceber que gosto de produzir na terra e viver aqui com minha família".

Abacaxi no pé, pronto para ser tirado - em frente a casa de Samuel

Nossa conversa se deu regada à abacaxi. Demonstrando como tem aplicado algumas técnicas simples, como o gotejamento em período de estiagem, para manter a produção de frutas e mandioca - aprendida com um vizinho - e como planta abacaxi tirando alguns brotos para revelar a raiz e agilizar o crescimento - que aprendeu com o seu pai - assimilando técnicas como a energia solar e organizando projetos de extensão da rede de internet a vicinal, revela certas alternativas no lugar para concretização, de determinadas ações sinergéticas.

Uso do Gotejamento para enfrentar a estiagem!
"Tem muita gente que vendeu seus lotes e foi para a rua (cidade de Anapu) e agora está voltando, mas trabalhando como empregado em lote dos outros", sentencia. É a partir deste saber-fazer lugarizado, núcleo vivido da qual deriva o espaço e o território, que me parece a razão de ser de uma EDUCAÇÃO EM CAMPO.
Os professores de geografia Samuel Mendes e Dieyson da Conceição

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