Educação do Campo e Escolas Multisseriadas - Repensando metodologias a partir do contexto!

Equipe que abordou sistemas de transporte e espaço
A construção do documentário acerca da Transamazônica integrado à disciplina Metodologia do Ensino da Geografia, propusemos um desafio aos professores em formação: criar metodologias que pensassem a multisseriação (várias séries na mesma sala) como uma solução e não como um problema, haja vista que:

 
Equipe discutiu reaproveitamento/reciclagem do lixo
"Normalmente, dividimos o quadro em tantas partes quantas séries tivermos e colocamos um pouco de conteúdo para cada até o final, depois voltamos. O problema é que quando temos que auxiliar um estudante em particular, os demais já acabaram e começam e ficar inquietos" (M.B. professora na zona rural e graduando do curso de Geografia pelo IFPA Julho de 2013).

Equipe que abordou paisagem e animais domésticos/silvestres
Esta e muitas outras falas demonstram a sobrevivência do padrão "seriado" e "urbano" no contexto "multisseriado" e "rural". Soma-se a questão de trabalho a mais que se tem no processo de dividir o quadro e colocando os conteúdos, seja para o professor, seja para os estudantes, se estabelecendo uma reprodução e não exatamente construção do conhecimento que, convenhamos, não é uma exclusividade do campo, é a regra comum nas escolas urbanas também.

Entretanto, para refletir sobre o problema e elaborar alternativas foi proposto a construção de uma metodologia de avaliação que: a) partisse da multisseriação como solução; b) envolvesse os estudantes no processo de "construir" conceitos e não apenas reproduzir; c) fosse um conhecimento relevante e contextualizado com as relações do lugar mas, sem perder de vista, mas relações possíveis com outros espaços, outras escalas;

Equipe que discutiu tipos de transportes
Os resultados apresentados refletem que os próprios professores já tem clareza de como trabalhar a multisseriação, já que as metodologias apresentadas revelam a preocupação com os critérios e uma clareza do quanto se melhora a aprendizagem individual e coletiva, empregando a criatividade em temas, como: tipos de transporte e organização do espaço; paisagem do lugar e fauna - silvestre e doméstica; diferenciando as paisagens - natural e cultural, rural e urbana; O lixo que não é lixo: alternativas de reaproveitamento e reciclagem;

Equipe abordando tipos de paisagem
É preciso fazer com que tais estratégias metodológicas não ocupem apenas "fragmentos" do plano anual e das práticas escolares, e sim que ganhem terreno,  possibilitando repensar por completo um modelo de ensino que potencializa a deslugaridade, em prol de outro, que reafirme o contexto local (sem perder de vista suas contradições e suas relações estruturais). Porque se o lugar pode ser "o locus da alienação", também é a partir dele que, em processo escalar, o espaço-totalidade pode ser pensando, explicado, compreendido, significado e vivenciado!










Comentários