Educação do Campo



 Professora Tereza (conhecida como Terezinha), dá aulas na pequena escola na vicinal "Ladeira da Velha", apesar das dificuldades materiais e técnicas, existe um empenho claro na educação das crianças e jovens que estudam no modelo multisseriado - várias séries no mesmo ambiente - característico da área rural no entorno da Transamazônica.
Professora e pequena produtora Dona Terezinha. Imagem: Wallace Pantoja
Ela deixa claro a importância da educação como forma de transformar a condição de vida dos pequenos produtores a partir do seu próprio lugar, porém, também destaca as imensas dificuldades em desenvolver uma educação de qualidade.
 
Professora Terezinha, mostrando os cartazes produzidos pelos estudantes. Imagem: Wallace Pantoja

Existe uma íntima relação entre a educação do lugar, a produção agrícola e o calendário escolar, bem como os eventos, são desenvolvidos em torno dessa produção, o que já constitui um sinal de mudança, ainda que tímida, frente ao modelo de educação centrado no urbano, que é uma educação no campo, mas não do campo.

Espaço escolar rural em classe multisseriada na vicinal "Ladeira da Velha". Imagem: Wallace Pantoja


É preciso aprimorar a formação dos educadores também, no sentido de lidar com a realidade multisseriada não como um fardo, mas como uma oportunidade de pensar uma educação a partir do próprio contexto e valorizando os saberes locais para além dos livros didáticos aonde Pacajá não aparece.

Comentários

  1. No município de Pacajá percebe-se a dificuldade de atuar, como educador no campo devído diversos aspectos, que as fezes acabam inteferindo na aprendizagem das crianças do campo, um dos fatores que ocorrem em algumas escolas, são os obstacúlos que alunos e professores enfrentam para chegar até a escola, no período chuvoso, essa dificuldade aumenta devidos as grandes quantidade de águas torrenciais que se precipita enchendo rios e igarapés, esses fenômenos dificultada o acesso dos alunos a escola, muitos ficam reprovados ou até desistem de ir a escola, devidos essas dificuldades.

    `à escola

    ResponderExcluir
  2. Com certeza a questão da acessibilidade é dramática e impacta na vida cotidiana das pessoas, mas o problema não é a natureza que continuará sua trajetória, mas o que a sociedde organizada deve e pode fazer para viablizar o acesso a escola de estudantes e professores.

    ResponderExcluir

Postar um comentário